domingo, 27 de junho de 2010

Dicas para se dar bem nas provas!


As provas só são uma maneira dos professores saberem se você prestou atenção e aproveitou as aulas que foram dadas.
Bom, muitos alunos pensam que colar é sempre a melhor opção. Pois isso é muito errado. Além de você não aprender o que lhe é ensinado, correrá o risco de ser pego ou até mesmo, das respostas coladas estarem erradas, e sua alegria desce pelo ralo e os gritos altos e estrondosos da sua mãe nos seus ouvidos irão te perturbar por vários e vários minutos depois dela saber o resultado da sua média.

Então para evitar os berros de nossas queridas mães, os chinelos de nossos queridos pais, e a desconfiança dos nossos professores, ai vai algumas dicas para você se dar bem na prova. Se alguém tirar vermelho depois dessas dicas, é porque não está mesmo interessado no assunto…
Logo, logo o fim do bimestre está aí e começam as provas. Pois então saiba que a melhor receita para se dar bem nos exames é prestar atenção nas aulas, fazer as lições no prazo e estudar um pouco todos os dias. Assim, você fica preparado e, quando a prova estiver perto, vai ser preciso apenas revisar o assunto.
Lembre-se de que prova não é nenhum monstro nem o fim do mundo. Tem gente que fica supernervosa na hora e não consegue nem entender direito as questões. Outras pessoas acham que não vai dar tempo e ficam tão apressadas que respondem às perguntas de qualquer jeito. E tem ainda quem se distrai com qualquer barulho ou movimento e acaba se atrapalhando. Por isso, é muito importante relaxar e fazer a prova com tranqüilidade. Se você entendeu a matéria, não há por que ter medo. Assim que receber as folhas, leia as questões com calma e concentração. Caso tenha alguma dúvida nos enunciados, chame o professor e peça que explique melhor.

Outra dica valiosa é responder primeiro às perguntas que você tem certeza. Assim, você ganha mais confiança e sobra mais tempo para resolver o resto. As provas são só um jeito de os professores saberem se você aproveitou bem as aulas. Veja, abaixo, as dicas da coordenadora de educação infantil e ensino fundamental 1 do Pueri Domus e colégio Santa Maria, Mirna Forti:
• Veja com antecedência o que vai cair na prova para não chegar lá boiando. Estude todo o conteúdo e faça exercícios. Uma sugestão é fazer de conta que está dando uma aula para alguém. Assim você vai repetir o conteúdo, entendê-lo e memorizá-lo.
• Concentre-se nos estudos e, de tempos em tempos, faça pausas para o cérebro descansar um pouco. Ah! Procure dormir bem, principalmente na noite antes da prova.
• Antes de sair de casa, confira se o material está completo. Pedir lápis, borracha ou outra coisa emprestados pode tirar a sua concentração.
• Chegue cedo à escola, pois assim você pode se concentrar melhor. Um atraso vai deixá-lo nervoso ou mesmo fazer com que perca as instruções antes do início da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário